Cases de Sucesso

Todo publicitário sonha, além de um premio de Cannes, ter uma campanha sua transformada em case, ou como se diz por aqui, estudo de caso. Porem, nos somos acostumados e estudar cases de marcas grandes, consolidadas, de como ela chegou lá e como se mantém. E devemos fazer isso mesmo! Só não podemos deixar de lado cases de marcas não tão famosas, mas que foram um sucesso – e para ser sucesso não precisa ser só mundial ou regional! Se seu público-alvo era uma região, ou uma pequena cidade, e atingiu seu objetivo, sim: você pode criar o seu sonhado estudo de caso!

Por isso trago como exemplo aqui dois cases de sucesso. O primeiro é o mundialmente famoso “The Tippexperience”, viral da marca do corretivo americano Tipp-Ex. Em 2010, eles criaram uma forma de interação no youtube jamais vista antes; utilizando como personagens um caçador atrapalhado que não queria atirar no urso, o internauta podia mudar o fim da história, com as possibilidades mais engraçadas: jogar futebol, entre outras brincadeiras. O vídeo se tornou um dos virais mais comentados da internet, mas após dois anos, foi esquecido. Por isso a Tipp-Ex não perdeu tempo e agora temos uma nova brincadeira: Hunter and Bear 2 – A birthday party, tão legal quanto o primeiro. Dessa vez, o urso e caçador são amigos, mas um meteoro aparece no céu. Para impedir a catástrofe, você pode viajar no tempo, passado e futuro, e ver como a história seria!

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O segundo case foi uma ação conscientizadora da MIX FM, Rio de Janeiro, contra a propagação do vírus HIV. A agencia postou no perfil da rádio dois vídeos com apelos sensuais, um homem e uma mulher, respectivamente. Atraídos pela curiosidade, quem clicou no vídeo foi surpreendido com uma mensagem n o fim: “Com o HIV também é assim: você se distrai, pega o vírus e compartilha sem nem perceber. Dá uma olhadinha no seu mural. Previna-se sempre, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS.”

Eu explico: o vídeo agia como um vírus, sendo publicado automaticamente no seu mural para todos os seus amigos verem. O melhor é o vídeo explicativo do case, que trata do assunto de forma divertida e espontânea – como realmente deve ser.

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