VIDROS TEMPERADOS: DESCUBRA O QUE SÃO E SUAS APLICAÇÕES

O vidro é um componente bastante antigo e presente na história humana há, mais ou menos, 6 mil anos. Embora descoberto por acaso, tornou-se um elemento indispensável no dia a dia de milhares de pessoas.

imagem vidros temperados

Isso porque ele pode ser aplicado em diferentes processos e lugares, graças às diversas técnicas de produção desenvolvidas ao longo dos anos. Isso permitiu a criação do vidro comum, mas também os vidros temperados e laminados, por exemplo.

Até cinco vezes mais resistente que o vidro comum, o temperado é bastante utilizado em construções, e você pode conferir um pouco mais sobre esse componente abaixo.

 

CARACTERÍSTICAS DO VIDRO TEMPERADO

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é bastante usado em estruturas autoportantes — aquelas que não necessitam do auxílio de outras estruturas —, tornando desnecessário o uso de caixilhos.

Por ser cinco vezes mais resistente que o vidro comum, resiste com mais eficiência a choques térmicos, ainda que com espessuras semelhantes. Essa resistência se dá principalmente pelo tratamento que recebe.

 

Como é feito o vidro temperado

O tratamento térmico de têmpera, pelo qual é passado o vidro, consiste no aquecimento gradativo dele até uma temperatura de 700°C. Posteriormente, o vidro sofre um resfriamento brusco, tornando-o resistente à flexão e consiga suportar variações de temperatura de até 200°C.

 

Vidro temperado não pode ser cortado

Quando o vidro passa pelo tratamento térmico de têmpera, o componente ganha muita resistência e perde flexibilidade. Isto é, no momento em que é realizada a tentativa de corte, partição ou perfuração, o material se quebra com maior facilidade. Se feita na região das bordas, a chance sobe ainda mais.

Para manipular o vidro temperado, realizar furos, cortes e acabamentos, é preciso que o processo ocorra antes da têmpera. Deste modo, garante-se a integridade e qualidade do material.

 

DIFERENÇAS ENTRE VIDRO TEMPERADO E VIDRO LAMINADO

Enquanto o vidro temperado é elevado à altas temperaturas, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidros unidas por camadas intermediárias de Polivinil Butiral (PVB). Isso torna as características do vidro laminado muito mais resistente a impactos, em comparação aos demais tipos de vidros.

Além do mais, a película de PVB filtra até 99,6% dos raios ultravioleta — que descolore tecidos, objetos e móveis — e amortece as vibrações sonoras, servindo no controle acústico.

 

Vidro laminado e temperado

Sendo o vidro laminado a junção entre duas ou mais placas de vidro, ele pode ser combinado com outros materiais, como o próprio vidro temperado, em vez do uso de folhas de vidro comum.

Ou seja, assim você garante uma peça muito mais resistente, com controle acústico, iluminação e com todas as características do vidro temperado. Essa personalização pode ser um grande diferencial para atender exigências de segurança, por exemplo, bem como designs inovadores para o projeto.

Para saber se essa opção está disponível, contate sempre a distribuidora de vidros da sua preferência.

 

MODELOS DE VIDROS TEMPERADOS (E SUAS APLICAÇÕES)

Atualmente no mercado é possível encontrar diversas distribuidoras de vidro em Curitiba, região e país, com os mais diversos tipos de vidros temperados. Entre eles, é possível encontrar o vidro float, impresso e refletivo, os quais podem ser aplicados em diversos ambientes, assim como é possível encontrar vidro temperado para perfil de alumínio — comumente na medida de 8mm.

Confira algumas aplicações do vidro temperado em casa:

 

Porta de vidro temperado

Portas de vidro contribuem para um ambiente com um design mais requintado e moderno, deixando o espaço mais iluminado e visualmente confortável. Além do mais, elas dão um ótimo resultado aos ambientes integrados, criando uma divisão sutil, lavanderias, closets, escritórios e entradas de condomínio.

Na porta de entrada, portas de vidro temperado permitem a entrada de luz natural, podendo aproveitá-la ao máximo. Quanto maior o modelo, mais leve o efeito final. Podendo, aqui, ser utilizada uma cortina ou vidros temperados foscos para manter a privacidade do ambiente interno.

No caso de ambientes integrados, como salas de jantar e de estar, as portas de vidro temperado permitem uma divisão sutil, mantendo as características de luminosidade e de espaço amplo.

Em armários de cozinha também é uma excelente pedida, principalmente em dispensas onde são armazenados os alimentos, ou armários de louças, criando um ambiente com características amplas e com personalidade.

 

Janelas de vidro temperado

Além das portas, é possível complementar o ambiente com janelas de vidro temperado, principalmente com aberturas grandes, permitindo a entrada de luz natural para melhor aproveitamento interno.

Existem diversos modelos de janelas que, complementadas com o vidro temperado, trazem sofisticação e maior segurança para a casa.

 

ONDE COMPRAR VIDROS TEMPERADOS

Comprar janelas ou portas de vidro temperado em Curitiba é uma opção viável para quem mora na cidade ou região, buscando ter um aproveitamento máximo da luz natural. Para isso, busque sempre conhecer as empresas que produzem, a qualidade do material e saiba mais sobre a distribuidora de vidros temperados da sua preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *