Benefícios do Chá Verde Para a Saúde, São reais ou mito?
Você já ouviu falar sobre os benefícios do chá verde? Certamente já, afinal ele é o chá mais indicado para a saúde e questões de emagrecimento. Mas será que esses benefícios condizem com as propriedades medicinais encontradas nas folhas do chá verde? Se estão lá, porque todos os outros chás não possuem os mesmos benefícios, levando em consideração que todos são provenientes da mesma planta?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que esses benefícios são reais sim. Eles podem ser sentidos pelas pessoas que incluem a bebida em suas rotinas. Um estudo mostrou alterações semelhantes no peso e massa gorda, bem como melhorias na pressão arterial elevada e colesterol “ruim” (LDL), ambos fatores de risco conhecidos para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
É por isso que: o chá verde contém polifenóis chamados de catequinas – um flavonóide e antioxidante que combate com a doença encontrado nas folhas e caules da planta, e a ciência apóia que essas moléculas desempenham um papel importante nos benefícios para a saúde do chá verde. Você não pode sabe que o chá verde é preparado a partir de folhas de chá não fermentadas, o que dá origem ao seu maior teor de polifenóis.
Na verdade, entre os chás, o chá verde tem o maior conteúdo de catequinas, seguido dos chás negros, como os chás Earl Grey, Ceilão, Darjeeling e oolong.
Esta é uma notícia muito encorajadora para as pessoas que poderiam usar uma pequena ajuda para diminuir!
Não só isso, há evidências científicas promissoras – embora, ainda nos estágios iniciais – sugerem que os polifenóis, como as catequinas, controlam os genes que afetam a inflamação, um assunto em que fiquei focado e escrevi extensivamente por muitos anos.
A inflamação, como sabemos, é a principal causa de muitas das doenças debilitantes e que ameaçam a vida que vemos hoje, incluindo artrite, doenças cardíacas, diabetes, doença de Alzheimer e câncer.