A polêmica do Google e a privacidade dos seus e-mails

A imprensa vem empurrando a confusão para o Google nos últimos dias usando a citação de que “uma pessoa não tem uma legítima expectativa de privacidade nas informações que ele voluntariamente confia a terceiros”. No entanto, isso é um tanto enganador sem mais explicações.

Em um processo, os advogados da Google estavam citando um processo judicial de 1979, onde o tribunal observou que “as pessoas que se comunicam através de um serviço fornecido por um intermediário devem necessariamente esperar que a comunicação esteja sujeita aos sistemas do intermediário .

Então, o Google não está dizendo que seus funcionários são livres para ler seus e-mails, mas que todos os seus e-mails passarão por seus sistemas e serão escaneados por seus computadores como parte do processo normal de entrega.

Todos ou quase todos os provedores de e-mail fazem isso de qualquer maneira: é uma das maneiras como eles identificam e-mails de spam e colocam em uma pasta de lixo. Ou seja, apenas por no seu Gmail entrar, você já está sendo escaneado.

No caso do Google e em alguns outros, seus e-mails também são digitalizados para obter palavras-chave que acionam os anúncios exibidos contra eles. Eu suponho que a maioria dos usuários do Gmail já conhece isso, e eles podem concordar com o Google que é melhor ter anúncios relevantes do que irrelevantes.

O problema mais amplo

Infelizmente, o problema de privacidade é muito mais grave do que a leitura de e-mails. Primeiro, o e-mail gera muitos meta dados sobre quais as pessoas que você enviou um email – e quais pessoas eles enviam por e-mail – que vão muito além dos conteúdos das mensagens de e-mail, que são na sua maioria inofensivas.

Em segundo lugar, no ano passado, o Google alterou sua política de privacidade, portanto agora pode cruzar dados de referência em todos os seus serviços.

Isso provocou algumas ações judiciais de ação coletiva. Se o Google pode amarrar o que sabe sobre você de seu e-mail e calendário, as instruções que você obtém do Google Maps e assim por diante, então você também pode usar o Google Now e esquecer que você já teve alguma privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *