As negociações da Avon com a Natura
A Avon publicou um comunicado de imprensa na quarta-feira anunciando a sua intenção de se fundir com a Empresa Brasileira Natura Cosméticos, a Natura fez uma oferta de ações de 0.30 ações da Natura (entidade combinada Natura e Avon) para cada Estoque Comum Avon. As ações da Avon reuniram mais de 25% desde que a notícia de uma possível fusão vazou no início da manhã de quarta-feira, enquanto a Natura também viu um aumento considerável no seu preço de ações.
Você pode ver o nosso painel interativo detalhando como as receitas da Avon têm evoluído nos últimos anos através de geografias. Você também pode ver mais dados do setor discricionário do consumidor aqui.
Como se saiu Avon na última década?
Avon Products, Inc foi fundada por David H. McConnel em 1886 como uma empresa de venda direta especializada em produtos de beleza pessoal. É a segunda maior empresa de marketing multi-nível do mundo (depois da Amway), com cerca de 5 milhões de representantes de vendas em todo o mundo, de acordo com os seus mais recentes arquivos regulatórios.
Em 2015, a Avon vendeu seu segmento norte-americano para Afiliados da Cerberus Capital Management devido a perdas sofridas de suas operações nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Desde então, a empresa vem operando em quatro regiões globalmente: Europa, Oriente Médio e África; América do Sul; América do Norte e Ásia-Pacífico.
As receitas da Avon têm vindo a diminuir continuamente ao longo da última década, de US$10 bilhões em 2008 para US$5,5 bilhões em 2018. A receita declina pode ser atribuída a uma melhor disponibilidade de produtos de beleza acessíveis, o aumento do comércio eletrônico, e um modelo de marketing desatualizado.
A América Latina contribui com mais de 50% das receitas totais da Avon e sua participação permaneceu consideravelmente estável nos últimos quatro anos. As receitas para a região diminuíram acentuadamente 11% para US$ 1,9 bilhões em 2018 (excluindo o impacto favorável da liberação fiscal do IPI no Brasil). A contribuição dos dois sub-segmentos, América do Sul e América do Norte, foi de 39% e 15% em 2018, respectivamente.
O sub-segmento da América do Sul Inclui, em grande parte, operações no Brasil e na Argentina, que vêm testemunhando condições macroeconômicas desafiadoras e menor demanda do consumidor. O segmento América do Norte compreende as operações da Avon no México, onde as receitas diminuíram devido a problemas de qualidade na categoria Moda e casa, bem como devido ao impacto do terremoto de Puebla.
Em termos globais, a região registou nos últimos anos uma redução média de um dígito do pessoal de vendas ativo, o que resultou numa diminuição semelhante das receitas. Notavelmente, a margem operacional para esta região tem sido a mais baixa de 8-10% desde que o segmento da América do Norte foi desmembrado em 2015.