Chocolate para crianças faz mal? Até que ponto os pequenos podem consumir sem riscos?
O chocolate é um dos doces preferidos das crianças. Por isso, é comum os pais terem dúvidas se o consumo da guloseima faz bem aos pequenos e qual a quantidade ideal a ser dada a eles.
Curiosamente, o chocolate possui diversas propriedades benéficas à saúde, como altas taxas de antioxidantes, vitaminas e minerais importantes, como o zinco, potássio, cobre e magnésio.
Mesmo com todos esses benefícios, o consumo de chocolate deve ser controlado. Para crianças que ainda não completaram dois anos, a ingestão da guloseima não é recomendada.
Nesse período, o organismo do pequeno ainda não está preparado para digerir o chocolate, que é rico em açúcar e gordura. Existe ainda o risco de provocar reações alérgicas alimentares.
Já crianças de dois a cinco anos podem ingerir 15g do doce por dia, no máximo. A partir do quinto ano esse consumo diário pode atingir até 30g. Caso ultrapasse esse valor, aumentam-se as chances de gerar problemas de saúde aos pequenos.
O consumo excessivo do chocolate pelas crianças pode provocar quadros de intoxicação alimentar, assim como a elevação do colesterol e do índice de glicemia.
Justamente por isso é importante equilibrar o consumo, oferecendo primeiro alimentos saudáveis aos pequenos e dando o chocolate, sempre em pequenas porções, como sugestão de sobremesa.
Assim, evita-se outros problemas comuns causados pelo consumo exagerado do chocolate, como o aumento do peso, por conta da gordura do doce, e problemas dentais, devido ao açúcar da guloseima.
Esses problemas dentais ocorrem principalmente quando a criança não faz a higienização após o consumo do doce. O acúmulo de açúcar nos dentes pode levar ao surgimento de cáries e exigir tratamentos específicos.
Nesse caso, o melhor é prevenir. Depois que a criança ingerir o chocolate, certifique-se que ela fez a escovação, para garantir a saúde dos dentes e boca do pequeno.
Para que a criança aprenda a higienizar corretamente os dentes, é importante levá-la a uma clínica odontológica para receber orientação de um profissional.
Essa visita à clínica odontológica também é fundamental para a criança se familiarizar com o ambiente e profissional, o que lhe dará tranquilidade para tratar da saúde bucal, perdendo medo do dentista.