Como criar uma loja virtual?

Com a mudança do comportamento do consumidor, que migrou, em sua maioria, para a compra online, investir em um e-commerce se tornou um grande negócio. Mas, afinal, como criar uma loja virtual?

como criar uma loja virtual

Neste post, separamos dicas preciosas para facilitar a criação da sua, abrangendo detalhes que não devem ser esquecidos. Confira o que deve ser feito para conquistar um excelente resultado.

 

Dicas para criar loja virtual

O processo de criação da loja virtual envolve diferentes etapas que todo empreendedor deve seguir para aumentar a chance de sucesso de seu negócio. Abaixo, listamos quais são elas:

 

Defina os produtos comercializados

Estabeleça previamente qual o tipo de produto de sua loja virtual. Há a possibilidade de comercializar desde alimentos até eletrônicos, entre outros itens. Sempre considere seu orçamento, para saber se consegue comprar esses produtos e formar um estoque sem se endividar.

Mas, como definir os produtos ideais? Invista em pesquisas de mercado (verifique o que seus concorrentes oferecem e o que falta na loja deles que a sua pode vender) ou num nicho, que geralmente costuma atrair clientes fiéis.

 

Tenha um plano de negócios

Essencialmente, um plano de negócios é um documento que estabelece os objetivos da empresa e os passos a serem seguidos para atingi-los. Ele funciona como um guia que ajuda a reduzir riscos, além de profissionalizar o negócio e possibilitar acesso a linhas de crédito.

 

Escolha sua plataforma de venda

Existem duas opções para criação de seu e-commerce: investir numa loja virtual própria ou uma dentro de um marketplace. E quais seriam as diferenças entre ambas as alternativas?

Na loja própria, é preciso investir em layout, integração com formas de pagamento e escolher modalidades de entrega. Já no marketplace tudo isso é oferecido, basta cadastrar seus produtos e aguardar a venda.

Um ponto importante a ser ressaltado sobre o marketplace é que ao utilizar essa alternativa é preciso pagar uma comissão ao site por cada venda realizada.

 

Estude a logística e seus concorrentes

É essencial investir num estudo de logística, para encontrar soluções de entrega otimizadas e com preços mais atrativos aos clientes, para evitar que desistam da compra devido ao valor cobrado para receber o produto.

Além disso, estude seus concorrentes para saber a média de preço praticada e ações realizadas. Dessa forma, será possível identificar o que dá certo e eventuais falhas que sua loja virtual pode suprir para atrair clientes.

 

Invista em marketing digital

Não abra mão de investir no marketing digital, que é uma estratégia voltada a atrair tráfego e clientes para seu negócio. Um bom trabalho de marketing online envolve elaborar descrições otimizadas de produtos para ranquear sua loja virtual e páginas em buscadores como o Google, além da criação de conteúdo relevante encaminhado a seus clientes, gestão de redes sociais e investimento em anúncios, como no Google Ads.

Como contempla ações em diferentes frentes, é interessante contar com o apoio de uma agência digital especialista em marketing online para realizar esse trabalho com assertividade e garantir resultados expressivos em curto, médio e longo prazo para seu e-commerce.

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