Como Detectar um Vírus no Android

O Android é o sistema operacional móvel mais usado no mundo. Atualmente detém mais de um bilhão de usuários. Como evidenciado pela recente onda de vírus trojan, os hackers estão constantemente mudando suas táticas para enganar os usuários do Android a instalar malware. Neste mundo de ataques móveis, a segurança do seu dispositivo é tão importante quanto antes.

Como um todo, os Androids são um pouco mais abertos do que os produtos da Apple. Sua capacidade de baixar itens diretamente da internet deixa o smartphone e o tablet mais vulneráveis, e os hackers podem facilmente aproveitar isso. Os usuários do Android também podem baixar, instalar e remover aplicativos de terceiros de fontes não confiáveis.

Alguns sinais reveladores de que seu gadget Android está infectado com malware são lentidão súbita, picos no uso de dados, falhas, pop-ups de anúncios e consumo de bateria.

Uso de dados

Uma das primeiras coisas a verificar é o uso de dados mensais. Geralmente, isso está localizado no extrato do seu provedor de serviços de celular ou quando você visualiza os detalhes da sua conta de celular on-line. Compare a quantidade de dados usada para o uso de dados dos meses anteriores e, se perceber picos repentinos no uso de dados, mesmo que você não tenha realmente alterado seus padrões de uso, provavelmente você está infectado. Os telefones infectados por adware geralmente realizam cliques não solicitados em segundo plano para gerar lucro para os cibercriminosos. Todas essas táticas furtivas consomem largura de banda e os dados não autorizados que eles consomem devem ser bem fáceis de detectar.

Cobranças

Um outro sinal claro de que seu gadget Android está infectado é incorrer em cobranças incomuns na sua conta de telefone celular na categoria “SMS”. Isso acontece quando seu gadget é infectado por um malware que envia mensagens de texto para números de taxa premium e cobra você.

Notificações indesejadas

Se você está começando a receber anúncios e notificações irritantes, lembretes indesejados e avisos incômodos de “sistema” que simplesmente não desaparecem, seu smartphone Android pode ter sido comprometido. O malware também pode adicionar marcadores que você não deseja, atalhos do site para a sua tela inicial que você não criou e mensagens de spam que motivam você a clicar.

Além de desacelerar seu telefone e consumir seus dados, essas notificações invasivas também podem instalar mais malware em seu telefone.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *