Como fazer um pequeno negócio ter sucesso no Brasil sem se aliar a políticos

Isso vai soar horrível… peço desculpas antecipadamente, para outros Brasileiros que podem ofender-se. Isto é realidade, embora.E eu não estou recomendando que ninguém deve fazer isso. Muito menos condená-lo.

Mas, se a medida é apenas “para ganhar dinheiro”, a melhor maneira de um empresário para fazer dinheiro no Brasil é abrir uma infra-estrutura de engenharia ou vendas de equipamentos/empresa de aluguel, e associar-se com um ou mais políticos, de preferência pequena cidade de representantes eleitos.

Você vai fazer centenas de milhares de Reais, potencialmente, milhões de pessoas, se você está com o direito político. Aqui está o porquê:

  1. a) Quase todos os contratos assinados com o governo ir através de um processo chamado de “licitação” – onde as empresas lance no fornecimento de bens e serviços para o governo
  2. b) Nas pequenas cidades, o processo não é baseado em uma eletrônica anônimo leilão (onde o menor anônimo licitação, as empresas pré-selecionadas e, em seguida, um contrato é assinado, se a empresa pode provar ter a capacidade de fornecer, nos termos especificados) como em grandes cidades ou estado. Em vez disso, o processo é supervisionados por certos funcionários públicos que são escolhidos pelo funcionário eleito.
  3. c) Na realidade, nessas pequenas cidades, cada lance processo tem um tempo pré-determinado vencedor, organizado pela político com um círculo de fechar os empresários que irá dotar a cidade com serviços como: almoço para escolas, aluguer de aparelhos de ar condicionado, decorações para eventos (como o Natal), medicamentos para hospitais, e muito mais.
  4. d) O empresário irá colocar em um lance que é altamente inflado em termos de preço. E os políticos gang (difícil pensar em outro nome para este regime) vai organizar para os lances mais altos para vir de diferentes empresas, de modo a garantir a pré-determinado vencedor tem o menor lance.
  5. e) os Preços, dependendo do lance, será inflado, no montante de 200% a mais do que o que seria o contrário. O vencedor irá receber o pagamento (que, em alguns casos, é acelerada pelo funcionário eleito) e, em seguida, encontrar uma forma para pagar os funcionários, geralmente com os leões compartilham dos preços inflacionados.

ipo-3

Esta é, obviamente, a corrupção da mais alta ordem. Mas isso acontece em todo o país, em cidades que têm quase nada, às vezes.

Francamente, eu não faria isso. Mas há toda uma indústria de empresários que decidiram esta é a melhor (única?) maneira de fazer uma boa vida no Brasil.

Deixe-me ser claro: você não pode ganhar uma licitação na maioria das cidades do Brasil, se você não tiver providenciado para pagar os próprios servidores públicos. O mesmo é verdadeiro para o Estado de lances. E, como o atual escândalo de corrupção críticas, mesmo em nível Federal e em empresas públicas é esse o caso.

Ou, se depois de ler tudo isso que você está pensando “que tipo de país é esse?!?”, aqui é a minha melhor sugestão…

O Brasil é caro para fazer negócios (custos de mão de obra, impostos, etc), inseguro (a criminalidade), tem problemas de infra-estrutura (apagões, internet lenta e célula de redes que são completamente não-confiável), e uma cultura que não é favorável às empresas.

Outras possibilidades são tirar benefícios de brechas da lei como por exemplo a importação por meio de pessoas físicas para vender a amigos e outros sem necessidade de pagar impostos. Com os artifícios legais da importação é um dos únicos momentos que você não vai precisar fazer toda essa maracutaia com políticos, correndo atrás de benefícios e jogos sujos. Assim, você pode criar sua loja virutal de produtos importados e é claro estudar muito sobre economia para aproveitar as melhores oportunidades sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *