Conheça as vantagens de cada tipo de vidro e escolha o ideal para o seu ambiente
Quando vamos ocupar e personalizar um espaço, não damos muita atenção aos vidros, material que vai ocupar boa parte de cada ambiente. Existem várias maneiras de se combinar os vidros de quartos e salas, sem deixar de lado o conforto. Só é preciso criatividade e bom gosto!
A janela e a chamada “porta-janela” são o maior elo de ligação entre a casa e o mundo exterior, por isso é legal dar uma atenção a mais para esse detalhe. Além do aspecto estético, também são eles que nos protegem do frio, da luz e muitas vezes dos barulhos que vêm da rua.
Existem três categorias de vidros: os transparentes, os translúcidos e os opacos (que definem o nível de privacidade escolhido). Também variam suas cores e texturas, do clássico ao contemporâneo. Cabe ao morador escolher qual clima se quer dar a determinado ambiente, só assim deverá ser feita a escolha e combinação dos materiais. Com a escolha feita, a ideia é que o vidro melhore e renove o interior do seu ambiente. Além do efeito visual, os vidros também podem trazer várias vantagens ao seu ambiente se for usado o tipo certo.
Uma ótima opção para qualquer das combinações é o chamado vidro-limpeza. Como o nome já diz, esse vidro permanece limpo por mais tempo se comparado a um vidro normal. O funcionamento se deve à combinação de dois fatores naturais, a luminosidade do sol e a chuva. Esses componentes juntos fazem com que a superfície torne-se hidrofílica. Moléculas hidrofílicas são aquelas que se dissolvem na água, ou seja, a chuva se espalha, sem formar gotas, além de limpar definitivamente os resíduos decompostos pelos raios ultravioletas do sol. A maior vantagem do vidro-limpeza é que ele economiza tempo de manutenção e proporciona uma melhor visibilidade através deles, mesmo com chuva.
Outra opção vantajosa são os vidros de isolamento térmico, que são bastante procurados em cidades mais frias. Por conservar o calor dentro de casa, ele traz mais conforto e reduz outros possíveis custos adicionais com aquecimento residencial, evitando inclusive gastos com energia. O isolamento é composto por uma fina camada invisível em um dos vidros. Essa camada retém o calor no interior e deixa os raios de sol entrarem. Nos dias mais quentes, esse vidro oferece um controle solar que reduz a entrada do calor do sol, deixando passar apenas a luz.
O isolamento acústico dos vidros também é uma opção a ser levada em conta, principalmente se você morar numa região central com bastante movimento nas ruas. Também é composto por dois vidros, mas de espessuras diferentes. Um é simples e o outro é laminado composto por dois ou mais vidros agregados para reforçar a proteção aos ruídos incômodos do exterior.
Já para quem tem crianças em casa, os vidros de segurança adaptados são bastante recomendados, pois diminuem os riscos de ferimentos graves em caso de choque ou quebra acidental. É um vidro laminado montado com um filme plástico, que faz com que os vidros quebrados fiquem colados até que sujam substituídos. Para aumentar a sua segurança, os vidros são submetidos a um tratamento térmico, o que os deixam cinco vezes mais resistentes se comparados aos vidros normais.
Com todas essas opções e variedades de funções do vidro, o ideal é escolher o que combina com o seu ambiente e atende melhor às suas necessidades.