Dicas de segurança em grandes cidades
“Atenção quando andar pelas ruas”. “Não fale com estranho”. “Cuidado com a bolsa”. “Não ande com nada de valor”. “Não atenda o celular no meio da rua”. Essas são apenas algumas recomendações que ouvimos ao andar nos grandes centros.
As grandes cidades estão crecendo cada vez mais e de forma descontrolada, aumentando o nível de criminalidade. Existem várias formas de evitar a violência como a contratação de uma empresa especializada em segurança privada ou tomar algumas precauções simples.
A contratação de empresa de segurança é importante para a sua residência. Um dos sistemas mais usados, por exemplo é o alarme monitorado. Assim, caso aconteça qualquer tipo de ação suspeita que faça o alarme disparar, os profissionais da empresa, além da polícia, são acionados para, juntos, averiguarem o fato.
Várias cidades do nosso país estão sendo palcos de tristes cenas de violência, e isso está cada vez mais constante. As ações ocorrerem nos arredores, na vizinhança e sendo assim vale apena investir em vigilância privada. Ter profissionais monitorando pessoalmente a sua rua passa a sensação de segurança e inibe possível ação de infratores.
Entretanto, outras precauções devem ser tomadas. Ao sair à rua, evite passar por locais mal iluminadas, se perceber que alguém está te seguindo entre em algum lugar que transmita confiança. Evite andar com muitas bolsas ou sacolas. Evite ir às compras sozinho e, se possível, leve alguém para acompanhá-lo, é muito mais seguro.
Tenha cuidado, também, na sua casa e arredores. Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e a pessoa do lado de fora. Só abra o portão após a identificação e o aviso prévio ao morador. Se for o caso peça ao morador para identificar o visitante. Não deixe cópias de chaves na portaria ou com vizinhos. Se for viajar e passar longos períodos fora, suspenda a entrega de jornais e solicite a um vizinho ou parente para recolher a correspondência. Desligue a campainha assim ninguém saberá se há ou não pessoas em casa. Reforce a fechadura da porta da frente. Feche bem todas as portas e janelas se possível com trancas. Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores estão fora de casa.
Simples ações podem fazer o seu dia-a-dia muito mais seguro. Tenha sempre em mente que todo o cuidado é pouco e que existem muitas pessoas de má índole nas ruas. Por isso, seja precavido e mantenha-se sempre alerta!