Quantos m2 preciso para construir uma casa?

Vocês são um casal jovem, família com filhos ou pessoas reformadas? Eis os pontos que você tem que levar em conta na hora de procurar uma moradia.

Para responder a esta pergunta temos que analisar com detalhe as diversas formas de pensar. Ainda há pessoas vivendo com conforto em espaços de 8 m2, estima-se que o mínimo necessário por indivíduo é de, pelo menos, 10 m2.

Em perspectiva, a construção de uma casa varia em função da quantidade de habitantes e as condições mínimas de habitabilidade. Quando analisamos a legislação em diversos países, existe um intervalo que varia entre 30 e 40 m2 para 3 ou 4 passageiros.

Metros quadrados úteis vs metros quadrados construídos
Antes de passar a dados específicos relacionados com as medidas mínimas para que uma casa esteja dentro do intervalo legal, é importante fazer esta distinção. Isto nos serve como quadro de referência o momento de planejar o projeto e compartilhar nossas ideias com o arquiteto, engenheiro ou técnico encarregado do projeto.

Os metros quadrados úteis falam de toda a superfície interna, que vai ter a casa, incluindo os armários, mas sem contar falsos, colunas e divisórias. Por outro lado, a área construída faz referência à extensão de perímetro que vai ter moradia, o que pode incluir instalações, dutos, galerias e até mesmo paredes compartilhadas. Isso é importante porque, espaços como varandas, garagens e salas de armazenagem não devem ser considerados como parte da construção real do imóvel.

Em termos de cadastro, há que entender que as propriedades são acrescentados para as áreas comuns, sacadas ou varandas cobertas e contam-se 50 % e as solanas com 3 paredes, devem ser completas.

O certificado de habitabilidade

Quando somos autopromotores e queremos construir uma casa, temos que ter muito clara a legislação em vigor quanto para as novas casas. O certificado de habitabilidade é um aval técnico realizado pelo gerente qualificado do projeto para que as autoridades deem suporte que o imóvel conta com as condições mínimas para se viver.

Os requisitos variam dentro do território nacional, porque são de caráter regional, mas, na essência, as garantias de conforto que devem ser cumpridas são bastante semelhantes.

Quanto à estrutura, os quartos ou dependências obrigatórias são as seguintes:

  • Um quarto principal. Este espaço deve incluir uma cama tamanho casal, um guarda-roupa e uma cômoda.
  • Uma casa de banho completa. O importante é dispor de lavatório, bidé, banheira ou duche e wc.
  • Sala-cozinha – sala de jantar. Embora seja um único ambiente destinado a esses usos, cada área deve ser claramente diferenciada.

Isso é o que se considera como requisitos mínimos para que uma casa seja habitável. Outra variante possível é que o quarto esteja unido para as áreas comuns, deixando um espaço que, em vez de ter 3 ambientes deferentes, só conta com 2. Mas não esquente, porque mesmo construindo uma casa dá para fazer muita mágica, veja aqui nossas dicas para casas pequenas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *