Música ambiente: as melhores escolhas para cada tipo de ambiente
Há estudos que comprovam que a música ambiente é fator fundamental para influenciar o comportamento de funcionários de uma empresa, inclusive de seus clientes.
Atribui-se à música ambiente o poder de motivar os profissionais e diminuir os níveis de estresse no trabalho, bem como de estimular a compra e a fidelização de clientes ao negócio, através da identificação com o som tocado no local.
Quer apostar na música ambiente na sua empresa e garantir esses benefícios? O processo exige alguns cuidados. O principal é adquirir um sistema de som profissional para os ambientes.
Esse investimento é necessário, pois utilizar somente um pequeno rádio na área não dá conta do recado, uma vez que o som ficará concentrado somente em uma área e não se dispersará em toda a empresa.
Geralmente, o sistema de som profissional é composto por caixas, amplificadores, andarelas e equipamento de reprodução da música ambiente, itens que ajudam a propagar o áudio com mais facilidade.
Todos esses itens do sistema de som profissional devem ser instalados por técnicos especializados, que têm conhecimento para elaborar projetos com o correto dimensionamento e posicionamento dos equipamentos.
Ao contar com o serviço de um profissional da área é possível garantir um melhor resultado na instalação do equipamento, assegurando seu correto funcionamento e com boa distribuição do som por toda a área.
Quaisquer negócios, como restaurantes, clínicas médicas e estéticas, empresas de transporte, lojas em shoppings ou rua, independente do porte, podem utilizar um sistema de música ambiente.
O segredo para não errar, além de investir no sistema de som profissional, é saber escolher as melhores músicas para execução diária, seja num escritório ou comércio.
Para isso, é importante definir o estilo de cada negócio. Clínicas médicas e estéticas, por exemplo, combinam com músicas instrumentais, inclusive com sons que relaxam e acalmam.
Em restaurantes e lojas, o ideal é escolher a música ambiente de acordo com o público que frequenta esses locais. Jazz e MPB são excelentes pedidas para restaurantes mais luxuosos, inclusive para empresas. Já uma playlist com músicas pop, eletrônica ou alternativa funciona bem em lojas voltadas para o público jovem.