O que considerar na hora de construir uma cerca na área rural?

É muito importante construir uma cerca na área rural, pois é ela que vai ajudar a garantir segurança à propriedade. Mas antes de instalar o cercamento, é preciso escolher o material certo conforme o seu objetivo, estar atento ao período de manutenção e saber o tamanho exato do terreno.

Se você quer instalar uma cerca na área rural, mas ainda está com dúvidas, está no lugar certo! Hoje, vamos te dar dicas de ouro para construir um cercamento de tela que seja durável e que esteja de acordo com o seu objetivo.

Imagem cabra atras de cerca rural

Para que serve a cerca na área rural?

O cercamento geralmente é feito de tela de alambrado e pode ser usado para diversos objetivos. Além de garantir a segurança, a cerca na área rural também serve para:

 

  • Dividir propriedades;
  • Isolar áreas cultivadas de animais domésticos e silvestres;
  • Subdividir pastagens em piquetes para aproveitar melhor o pasto;
  • Isolar áreas perigosas, açudes ou áreas de preservação ambiental;
  • Conter animais de criação;
  • Ajudar a proteger o terreno ou propriedade rural.

É importante ficar atento, pois indicamos que você escolha o material certo conforme o objetivo desejado. 

 

Tipos de cerca para área rural

O alambrado é o material mais indicado para construir cercamentos rurais de qualidade, que apresentem durabilidade, baixa manutenção e ótimo custo-benefício. Existem diversos tipos de arames para os mais diferentes usos, veja só:

 

Tela campeira

A tela campeira é ideal para cercamentos de propriedades e criação de animais. Também é muito usada para proteger lavouras de animais selvagens, que costumam invadir as áreas de plantio e causar prejuízos aos produtores. 

 

Tela galvanizada

Esse tipo de tela é indicada para quem deseja fazer uma cerca mais fechada. O material é resistente e pode durar até 15 anos, com pouca necessidade de manutenção.

 

Tela quadriculada

A tela quadriculada também pode ser utilizada na construção de cercas para propriedades rurais. Ela tem fios pré-ondulados e trançados em máquinas especiais e apresenta várias combinações de abertura e diâmetro do fio.

 

Arame farpado

O arame farpado também é comum em cercamentos rurais. Ele é mais indicado para terrenos acidentados e regiões montanhosas, já que permite a construção de cercas com curvas e desníveis, sem comprometer o cercamento.

 

Arame liso

O arame liso é bem resistente ao impacto dos animais, além de ser fácil de manusear. É uma opção com ótimo custo-benefício, que ajuda a proteger o terreno. Pelo fato de ser liso, esse tipo de arame não machuca os animais. Esse tipo de arame é mais indicado para terrenos planos, devido à alta carga de ruptura.

 

Cerca elétrica

A cerca de alambrado pode ser eletrificada para garantir ainda mais segurança à propriedade rural. Esse tipo de cerca costuma manter longe pessoas mal intencionadas, contém os rebanhos para que eles não fujam e ainda afasta animais silvestres.

A corrente elétrica gera desconforto nos animais, que costumam não se aproximar de novo da cerca. Mas é preciso que a cerca elétrica seja instalada de forma correta, com a devida proteção, por profissionais especializados.

 

Como calcular o tamanho da cerca?

Para saber qual tamanho a cerca deve ter, você deve medir o terreno em que deseja realizar a instalação. Após isso, defina os seguintes pontos:

  • Tipo de estrutura;
  • Tipo de cerca;
  • Finalidade da cerca;
  • Espécie de animal a ser contida;
  • Tipo de solo;
  • Condições ambientais da região.

Depois de saber o tamanho do terreno e ter estabelecido todos os pontos acima, basta comprar o material. As telas de alambrado são vendidas em rolo por metro, ou seja, você só vai comprar a quantidade de material que for necessária, evitando gastos imprevistos e sobras excessivas.

 

Como instalar a cerca na área rural?

A instalação do cercamento costuma ser simples, mas é preciso que seja feita com os materiais corretos. No caso da cerca elétrica, tenha o suporte de um profissional especializado.

Para instalar cercas normais, siga o passo a passo abaixo:

  • Demarque a área por onde a cerca vai passar;
  • Alinhe os buracos a serem escavados para fixar os palanques e os instale com, no mínimo, 1 metros de estrutura para dentro do chão;
  • Após ter fixado os palanques na altura e profundidade correta, instale os fios de arame. Se você optar pelo arame farpado, instale o fio superior e fixe-o no palanque para, então desenrolá-lo até o próximo mourão. Isso evita que os fios se enrosquem uns nos outros;
  • Estique bem o arame para estabelecer a tração correta nos fios. Arremate cada fio e, então, finalize com os grampos galvanizados.

Ao instalar a cerca corretamente, você terá a segurança de que sua propriedade, plantação ou rebanho estarão bem protegidos. Entre em contato com a equipe da Dimatelas para adquirir arames de qualidade e a preço justo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *