O que é a azia, afinal? Consequências e como tratar

aziaAzia é um sintoma muito comum criado pelo refluxo ácido, uma condição em que alguns dos conteúdos do estômago (incluindo o ácido ali presente) são forçados de volta para o esôfago, criando uma dor ardente na parte inferior do peito. Quando o refluxo ácido persistente e acontece mais de duas vezes por semana, resulta no diagnóstico de refluxo gastroesofágico.

Esta página resume algumas das informações sobre azia que é coberto em mais detalhes em nossa página sobre refluxo ácido em geral.

A azia é sentida quando o ácido do estômago flui de volta para o esôfago (tubo de comida ou esôfago), para baixo que alimentos se movem da boca para o estômago.

Pelo menos 15 milhões de americanos tem experiência com azia – o sintoma de refluxo ácido – é sentido todos os dias, de acordo com estimativas do American College of Gastroenterology.

Saiba mais sobre o líquido do estômago, o esfíncter entre o esôfago e o estômago, e como o refluxo pode ser prejudicial.

A maioria das pessoas são ocasionalmente afetadas por azia, que raramente é uma causa significativa de preocupação. Refluxo ácido recorrente, no entanto, resulta no diagnóstico de doença de refluxo gastro esofágico e pode ter consequências graves para a saúde, bem como possivelmente indicando outros problemas de saúde subjacentes.

A doença de refluxo gastroesofágico é observada em pessoas de todas as idades, e a causa é muitas vezes atribuível a um fator de estilo de vida, mas também pode ser devido a fatores inevitáveis, como anormalidades anatômicas que afetam o esfíncter (válvula) na parte superior do estômago.

Veja mais detalhes sobre as causas da doença de refluxo gastroesofágico.

Se uma pessoa experimentar sintomas de refluxo ácido com freqüência, eles devem consultar seu médico de família, que pode encaminhá-los para um gastroenterologista – um especialista em medicina intestinal – para investigação mais aprofundada, para assim conseguir resolver problema da azia.

Como prevenir

  • Alimente-se com alimentos básicos
  • Diminua a quantidade de alimentos gordurosos e açúcares
  • Diminua a ingestão de alimentos ácidos como café e refrigerantes
  • Tome bastante líquido, de preferência água
  • Escove a língua quando escovar os dentes
  • Mantenha uma alimentação rica em fibras e saudável
  • Diminua o estresse do dia a dia e aprenda a controlar os níveis de ansiedade

O estresse do dia a dia e a condição emocional do indivíduo pode o deixar mais propício a desenvolver a azia, já que ela é ocasionada por conta  do excesso de acidez ou então movimento de refluxo do estômago.

Consequências da azia

A azia é um problema que pode servir de alerta para o paciente, afinal, é também sintoma de algumas doenças como o câncer no esôfago ou casos de refluxo ou úlceras gastrointestinais. Com o passar do tempo, estes casos recorrentes podem causar feridas na boca ou feridas na boca do estômago que deverão ser tratadas com remédios específicos ou anti-inflamatórios.

De acordo com a opinião dos médicos, a melhor forma de tratá-las ainda é prevenindo com técnicas listadas acima na parte do texto que diz “como prevenir”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *