O que é Copywriting e como utilizá-lo nas redes sociais?
O Copywriting é o segredo de muitas empresas nas redes sociais, sabe aquele texto que você lê e é literalmente convencido a realizar uma ação? Esse texto foi escrito utilizando técnicas de copywriting.
A palavra copywriting é a junção de duas palavras, copy que é um texto persuasivo capaz de induzir uma pessoa a realizar uma ação, writing é ato de escrever. Então, copywriting é a arte de escrever textos persuasivos capazes de promover a venda produtos. Essa é a melhor definição de o que é copywriting.
Os profissionais que trabalham com essa escrita persuasiva são conhecidos como Copywriting. Eles são responsáveis pela produção de conteúdo direcionada a ajudar os leitores na tomada de decisão. Seja para se inscrever em um newsletter ou para comprar um produto.
Apesar de parecer uma técnica nova, ela já é usada desde o século XVII. Entretanto, com a era do marketing digital, marketing de conteúdo e Inbound, a procura por pelas técnicas de copywriting aumentaram. Além de dominar essas técnicas de escrita, o profissional precisa utilizar técnicas de SEO.
Antes de falar sobre como usar o copywriting nas suas redes sociais para aumentar suas vendas, é importante deixar claro sobre o que não fazer. Se quiser que seus clientes continuem em sua jornada de compra evite:
- Textos sem coesão e sentido, que não informem ou tragam a informação incompleta.
- Excesso de informações, textos com informações excessivas nem sempre atraem.
- Jargões, apesar de legais dentro de uma comunidade, pessoas fora da área podem se sentir incomodadas.
- Mostrar características ao invés de benefícios podem acabam com seu anúncio.
Qual é a melhor forma de fazer Copywriting?
Antes de propriamente dito, pensar em escrever, é importante pensar em outros aspectos da criação de texto. Esses aspectos são essenciais para que o texto possa atingir seu objetivo.
Aliás, é importante dizer que o texto de um site ou blog, não se diferencia muito do copywriting para Instagram. O que fará diferença no momento da escrita é para quem você está escrevendo e qual é o objetivo se pretende alcançar com o texto.
Portanto, é essencial que você conheça o público-alvo para quem está escrevendo. Fazer uma pesquisa da persona é essencial, já que isso define o tipo, tom e o estilo da abordagem. Outro ponto essencial é estabelecer uma relação de confiança, crie uma conexão com o leitor.
Como fazer copywriting? Existem algumas dicas simples que podem ajudar bastante.
Crie títulos matadores, já que esse é o primeiro contato que seu leitor tem como texto. Aliás, não se esqueça de sempre pensar em SEO no momento de criar o texto, se você não sabe o que é SEO, acesse aqui.
Antes de escrever um texto faça uma lista de estratégias e verbos de ação que faram com que o leitor sinta que o texto foi escrito pensando na resolução de um problema que ele vem enfrentando. Ou melhor, que dê ao leitor a sensação da descrição de um problema que ele vinha enfrentando sem ao menos saber de sua existência.
Faça comparações, essa é a forma mais simples para que as pessoas assimilem um novo conteúdo, além disso, elas se tornam mais receptivas.
Pesquisas e números também deixam qualquer texto mais atrativo.
Conte histórias. Contar histórias é a melhor forma de engajar uma audiência. Elas são capazes de despertar emoções e memórias, elas fazem com que as pessoas vivenciem melhor as informações que estão recebendo.
Praticando e entendendo melhor algumas estratégias
Em um primeiro momento a ferramenta de copywriting pode não ficar tão clara de compreender. Afinal, são conceitos que são aplicados a escrita, por isso vamos mostrar alguns exemplos de copywriting.
“A 60 milhas por hora, o barulho mais alto do novo Rolls-Royce vem do relógio elétrico”. Esse copy dobrou a venda da marca em apenas 1 ano. A Netflix é outra empresa que usa com perfeição as técnicas de copy. “Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias”.
A apresentação da Apple em seu site passa informações importantes de forma objetiva e clara para seu público-alvo: “Design em toda tela. A maior duração de bateria de um iPhone. Desempenho mais rápido. Fotos com qualidade de estúdio”.
O que todos esses modelos de copywriting tem em comum? Apresentam seus produtos e características como vantagens e benefícios para sua persona. Eles fazem copywriting para vendas, sem em nenhum momento dizer compre ou estou vendendo. Ter um iPhone vai além de ter um smartphone, é um estilo de vida, representa bom gosto em suas escolhas.
Eles usam gatilhos mentais para atrair seus clientes, focando em tudo que seu produto pode fazer por eles. É claro que escrever um copy perfeito não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante ter uma equipe para fazer a gestão de redes sociais.
O serviço de copywriting deve estar alinhado com outros pontos estratégicos dentro do marketing digital. Assim, uma boa agência de marketing já possui esse serviço integrado no momento da gestão das redes sociais.
Quer construir uma marca que seja conhecida por uma geração e que transforme o estilo de vida das pessoas? Invista em copywriting.