O que fazem os bombeiros?
Diversos desastres e atos violentos não geram apenas uma memória ruim. Em vários casos imagens de heróis são as que fazem notícias. A força, coragem e determinação são palavras que poderão definir muito bem o trabalho dos bombeiros. Atualmente os profissionais bombeiros vêm cada vez mais presentes nas horas mais difíceis e são capazes de atos heroicos, um grande motivo pelo qual são admirados por pessoas de todas as idades, principalmente as crianças que na maioria das vezes manifestam com orgulho a vontade de ser bombeiro.
Uma profissão bastante antiga
A profissão de bombeiro surgiu em 1856 onde D. Pedro II assinava o Decreto que regulamentou pela primeira vez no Brasil o serviço de extinção de incêndio. Nessa época ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e ainda crianças que ficavam em fila, e do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão até mesmo chegar ao local que estava em chamas.
São diversas situações que os bombeiros atuam, como o resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres. Também deverão fornecer o treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e ainda palestras. Estes que são essenciais nas praias, como salva vidas e observadores do mar.
Analisam muito a segurança de projetos de construção, fazem vistorias de obras, realizam a busca e salvamento em matas e florestas, ajudam a capturar animais, monitoram e ajudam na derrubada legal de árvores.
Um grande destaque de cooperação é a preparação de agentes voluntários, um trabalho pioneiro onde se aprendem primeiros socorros, como usar os equipamentos próprios e ainda de socorro a vítimas, como combater o fogo com hidrantes, mangueiras e extintores, além de diversas aulas sobre como tratar as vítimas.
Existem outras profissões como os guardas e policiais que protegem as cidades para zelar pela nossa segurança, entre diversas categorias, porém certamente quem se destaca são os bombeiros que são os verdadeiros super herois salvando vidas em acidentes que certamente na maior parte das vezes não são planejados. É uma profissão que merece o respeito de todos nós.