Porque sonhamos?
Sonhos são alucinações que ocorrem durante certos estágios do sono. Eles são mais fortes durante o sono REM, ou o estágio de movimento rápido dos olhos, quando é menos provável que você se lembre do seu sonho. Muito se sabe sobre o papel do sono na regulação do nosso metabolismo, pressão arterial, função cerebral e outros aspectos da saúde. Mas tem sido mais difícil para os pesquisadores explicar o papel dos sonhos.
Quando você está acordado, seus pensamentos têm uma certa lógica para eles. Quando você dorme, seu cérebro ainda está ativo, mas seus pensamentos ou sonhos muitas vezes fazem pouco ou nenhum sentido. Isso pode ser porque os centros emocionais do cérebro desencadeiam sonhos, e não as regiões lógicas.
Embora não haja provas definitivas, os sonhos são geralmente pensamentos autobiográficos baseados em suas atividades recentes, conversas ou outros problemas em sua vida. No entanto, existem algumas teorias populares sobre o papel dos sonhos.
O papel dos sonhos
Pesquisadores ainda não concordam inteiramente sobre o propósito dos sonhos. Existem, no entanto, algumas crenças e teorias amplamente aceitas.
Sonhos como terapeutas
Seus sonhos podem ser maneiras de confrontar dramas emocionais em sua vida. E como seu cérebro está operando em um nível muito mais emocional do que quando você está acordado, seu cérebro pode fazer conexões com relação a seus sentimentos que seu eu consciente não faria.
Sonhos como treinamento de luta ou fuga
Uma das áreas do cérebro que é mais ativa durante o sonho é a amígdala. A amígdala é a parte do cérebro associada ao instinto de sobrevivência e à resposta de luta ou fuga.
Uma teoria sugere que, como a amígdala é mais ativa durante o sono do que em sua vida desperta, ela pode ser a forma do cérebro de prepará-lo para lidar com uma ameaça. Felizmente, o tronco cerebral envia sinais nervosos durante o sono REM que relaxam os músculos.
Dessa forma, você não tenta correr ou socar enquanto dorme. Sonhos como sua musa Uma teoria de por que sonhamos é que isso ajuda a facilitar nossas tendências criativas. Artistas de todos os tipos creditam sonhos inspirando alguns de seus trabalhos mais criativos.
Você pode ter despertado algumas vezes em sua vida com uma ótima ideia para um filme ou uma música também. Sem o filtro lógico que você normalmente usa em sua vida de vigília, que pode restringir seu fluxo criativo, seus pensamentos e ideias não têm restrições quando você está dormindo.