Sonhos? Como surgem e funcionam?
Para muitas pessoas,o sonho é uma experiência de descanso e um momento do dia muito desejado. Para outros, os sonhos são experiências que nosso corpo enfrenta em outros mundos que estão além do nosso alcance físico.
Varia de acordo com a religião, ciência e cultura, sendo sempre algo que intriga muitas pessoas e sociedades. No ramo da ciência, o sonho é a experiência da imaginação do nosso inconsciente no período que estamos dormindo. Já para um dos maiores estudiosos que já existiu no nosso mundo, Freud explica que o sonho é gerado por um desejo reprimido lá no nosso interior da alma.
Em alguns estudos recentes, foi descoberto que bebês que ainda estão no útero já tem a capacidade de sonhar no período chamado de REM.
Em muitas tradições, religiões, culturas e crenças, o sonho é associado com poderes de premonição, significado subliminares e também como uma expansão da nossa mente para outra dimensão.
Alguns pesquisadores como James Allan Hobson consideram o sonho como apenas um atividade humana que acontece durante o período noturno, não atribuindo nenhum significado ou linha que estabeleça uma relação sobrenatural ou filosófica.
No nosso sono existem duas fases, a primeira é onde iniciamos o sono, onde temos ondas lentas e a atividade cerebral é baixa, por isso muitas vezes não lembramos dos sonhos que temos nessa fase, é como se passassem apenas algumas imagens aleatórias em nossa mente.
A segunda fase é denominada como REM, onde a atividade cerebral é muito maior e é reconhecida como a fase de movimento rápido dos olhos. Essa fase é onde os sonhos costumam ocorrer, com o formato de um episódio ou até mesmo de um pequeno filme que está passando pela nossa cabeça.
Independente da religião ou crença, os sonhos acontecem com todas as pessoas de todo o mundo.