Acessibilidade em sobrados. Cada detalhe faz diferença!
Há que sonhe em investir num sobrado, mas desiste de tê-lo por acreditar que esse tipo de construção não é acessível. Ledo engano. É possível realizar adaptações no imóvel, garantindo-lhe acessibilidade e muito mais praticidade.
Uma adaptação primordial a ser realizada é substituir escadas pequenas por rampas, que são perfeitas para sobrados que abrigam crianças, pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, e deficientes físicos, sobretudo os cadeirantes.
Dessa forma, esses moradores conseguem se locomover pela casa sem ter a escada como obstáculo, o que lhes dá mais independência no dia a dia, podendo transitar pelos cômodos sem precisar de ajuda.
Mas, o que fazer quando as escadas são grandes? O melhor investimento, nesse caso, é o elevador residencial. Ele agiliza e facilita a locomoção entre os pavimentos do sobrado, realizando-a, inclusive, de forma segura.
E não pense que ter um elevador residencial no seu sobrado é absurdamente caro. Pelo contrário: os modelos atuais são bastante modernos, não exigem reformas ou construção da casa de máquina, o que barateia o valor de instalação.
Além disso, os modelos de elevador residencial são econômicos quando se fala no consumo de eletricidade, não aumentando demasiadamente a conta de energia no fim do mês.
Existem alternativas ao elevador residencial, como as plataformas elevatórias. Porém, tenha em mente que elas podem não compensar se o sobrado tiver muitas escadas, pois será necessário instalar mais de uma plataforma elevatória pela casa, o que aumentaria o gasto.
Outro cuidado a ser tomado para tornar o sobrado acessível é verificar se piso do sobrado é irregular. Em caso positivo, é importante corrigi-lo e nivelá-lo, para evitar acidentes domésticos.
Ademais, é fundamental instalar barras de apoio pela casa. Esses acessórios dão maior segurança aos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida na hora de se movimentar, além de reduzir o risco de acidentes.
As barras de apoio devem ser instaladas nas paredes de rampas, áreas de serviço, cozinha, corredores e, principalmente, nos banheiros, para dar melhor suporte durante a movimentação.
Quando realizar essas adaptações no sobrado, contrate um profissional especializado para executar o projeto, assegurando a qualidade do trabalho e maior segurança.