Diferenças entre Esteiras Elétricas e Eletrônicas

Quem deseja aderir ao grupo que prefere fazer atividades físicas dentro de casa, devido à falta de tempo e à correria do dia a dia, pode adquirir uma esteira adequada as suas necessidades. É possível encontrar, nas lojas especializadas, uma infinidade de modelos, com tamanhos e funções diferentes.

No entanto, são importantes algumas dicas para comprar uma esteira. Assim, diminuem os riscos de arrependimento, por não conhecer o mínimo sobre elas. Para início de conversa, é preciso saber qual a diferenca entre esteira eletrica e eletronica, bem como a diferença entre esses dois tipos em relação à esteira mecânica. Os modelos mais simples, existentes no mercado, são as mecânicas, pois se resumem a uma estrutura com uma esteira e rolamentos para facilitar o deslizamento dos pés durante o exercício.

As esteiras mecânicas também são mais econômicas, uma vez que não precisam ser ligadas à rede elétrica. No entanto, quem adquirir uma delas vai apenas caminhar ou correr, sem contar com as funções adicionais que dão qualidade ao exercício. Além disso, por ser mecânica, vai exigir mais esforço físico.

Quem procura um equipamento mais confortável, pode escolher entre uma esteira elétrica ou eletrônica. Ambos os modelos funcionam com energia elétrica. A diferença entre esteira elétrica e eletrônica diz respeito, principalmente, as suas funções. O modelo elétrico oferece apenas as funções básicas que são as de medição de velocidade e batimentos cardíacos. Porém, a esteira eletrônica é ideal para as pessoas que precisam de um equipamento profissional, pois, além das funções básicas, possui muitas outras, que vão dinamizar a atividade física, tornando-a menos monótona.

image

As esteiras eletrônicas são equipadas com inversor de frequência, que é um controlador de velocidade responsável pela regulagem da caminhada ou da corrida. Outras funções que esses modelos possuem são a medição de calorias e a simulação de descidas ou subidas, através da inclinação automática. Essas funções permitem que o exercício não se transforme em uma corrida ou caminhada sempre igual, pois vai exigir mais esforço em alguns momentos.

Outra diferença é quanto ao sistema de funcionamento do aparelho. Enquanto a esteira elétrica conta com um sistema de correias, a eletrônica não tem correrias, mas sim, um motor responsável por impulsionar a lona. A vantagem do modelo eletrônico, neste caso, é que as correias não precisam ser trocadas devido ao seu desgaste, de tempos em tempos. Além disso, as esteiras eletrônicas são mais seguras porque possibilitam a parada automática.

Além das dicas para comprar uma esteira quanto aos diferentes modelos que existem no mercado, é importante alguns cuidados na hora de praticar uma atividade física, mesmo que isso seja feito dentro de casa. O principal deles é a hidratação, por isso, é necessário separar uma garrafinha de água para ir tomando, aos poucos, alguns goles, enquanto se realizada a caminhada. Também não é indicado, durante a corrida na esteira, que a pessoa pare de correr bruscamente. Ela deve ir diminuindo aos poucos a velocidade do aparelho, por isso a vantagem dos aparelhos que funcionam com energia elétrica.

Na hora da compra de um equipamento, é essencial escolher uma marca de confiança, que ofereça qualidade e segurança. É indicado, ainda, optar por uma empresa que ofereça fácil acesso a uma assistência técnica. Justamente por existirem diferentes modelos, é importante escolher uma esteira que supra as necessidades de quem for usá-la. Algumas são para corridas de alta performance ou para pessoas que estão muito acima do peso. Mas existem modelos simples e muito bons que vão sair até mais em conta.

3 ideias sobre “Diferenças entre Esteiras Elétricas e Eletrônicas

  1. Boa tarde,

    Preciso de uma esteira para uso residencial e estou completamente em dúvida porque são muitos modelos e marcas, enfim, não sei por qual optar.
    Poderia me sugerir um modelo e marca que são confiáveis e que possivelmente não me trará problemas?
    Vou utilizá-la para caminhadas e corridas normais.
    Se puder me dar uma sugestão ficarei MUITO GRATA.
    No aguardo,
    Obrigada!!
    Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *