Como melhorar a logística do seu e-commerce? Confira esses passos!
Mudanças de hábitos e comportamentos de consumo estão influenciando cada vez mais os consumidores a utilizarem o e-commerce na hora das compras, independente da ocasião, momento e produto.
A facilidade que os usuários encontram em efetuar compras à distância e em poucos minutos, seja pelo smartphone, desktop ou notebook, são fatores que vêm contribuindo com a consolidação de lojas virtuais e marketplaces no Brasil.
De acordo com pesquisa realizada pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de aproximadamente 85% do e-commerce do país, o segmento faturou cerca de R$ 161 bilhões em 2021. O número representa um crescimento de 27% em comparação com 2020.
Logística
A logística no e-commerce é conhecida como e-logística e faz parte de um conjunto de ações da cadeia de processos de um determinado negócio com presença digital.
Cabe ao setor de e-logística a responsabilidade pelo planejamento estratégico, estoque e fluxo dos produtos, além da gestão de todas as informações que englobam desde a coleta no ponto inicial até a entrega no destino final.
Em outubro de 2021, em uma pesquisa realizada pela Omni Envios em parceria com a E-Commerce Brasil, foi possível constatar que 72% dos lojistas entrevistados selecionaram o tema logística como principal questão a ser resolvida.
Ao mesmo tempo, o prazo de entrega e o frete foram os assuntos mais apontados pelos consumidores.
Diante dessas informações fica evidente que a logística é realmente um tema fundamental na gestão do e-commerce, tendo em vista que na maioria das vezes os lojistas não designam um espaço físico para o armazenamento dos produtos, nem possuem uma empresa própria de transportes, mas ainda assim é preciso lidar com essas questões.
Para isso, é necessário ter uma e-logistica estruturada e alinhada, pois além de ser uma ferramenta essencial, é um diferencial de muita importância para qualquer tipo de e-commerce.
Planejamento
A falta de conhecimento por parte de empresários sobre questões relacionadas à e-logística pode alavancar o custo de operações e reduzir os lucros.
A fim de contribuir com a melhoria do processo de logística do seu e-commerce e evitar maiores perdas, nós separamos algumas dicas fundamentais. São elas:
- Reserve um espaço apropriado para o armazenamento adequado dos produtos;
- Tenha um estoque de produtos suficiente para atender a demanda da sua loja virtual;
- Forneça a entrega dos produtos em prazo razoável, buscando sempre reduzir esse tempo;
- Encontre alternativas para baixar o custo do frete, pois assim o seu e-commerce atrai mais clientes;
- Desenvolva ações logísticas estratégicas para satisfazer as necessidades reais do e-commerce.
Além dessas dicas, é de extrema importância que o lojista considere a e-logística como ponto principal do seu negócio e não deixe para se atentar a este assunto somente depois que efetuar as vendas.
Um planejamento estratégico eficiente deve conter um controle de estoque e fluxo dos produtos desde o recebimento até o envio, uma separação ordenada dos pedidos, além de uma coordenação do trabalho das transportadoras responsáveis, rastreando e gerenciando as entregas.
Terceirização
Para evitar desperdícios, reduzir custos, ter mais eficiência nas operações e execuções dos prazos e, consequentemente, conquistar a satisfação dos consumidores, alguns e-commerce optam pela terceirização da e-logística.
Outros lojistas também passam a utilizar o serviço de empresas especializadas em logística quando as vendas aumentam e não conseguem dar conta da demanda.
Em ambos os casos a empresa contratada fica responsável por facilitar procedimentos específicos do setor, como sequenciamento das entregas, planejamento de rotas e a busca pelo menor frete possível.
Mesmo tendo custos, ao contratar o serviço terceirizado de e-logística o e-commerce conseguem direcionar todo foco e atenção para outras áreas, igualmente importantes e necessárias para a gestão adequada do negócio, ao mesmo tempo que investem em crescimento, economia e conseguem ser mais competitivos no mercado.
Guarde Mais
Empresas como a Guarde Mais expandiram suas atividades para também realizar a e-logistica de qualquer negócio, tendo em vista que possui Self Storage por todo o Brasil.
As unidades de armazenamento da Guarde Mais são capazes de estocar qualquer tipo de mercadoria, desde simples arquivos, passando por móveis e até mesmo automóveis.
Entre os serviços oferecidos pela Guarde Mais estão:
- Recebimento e conferência de mercadorias;
- Armazenamento das mercadorias;
- Separação e preparação dos pedidos;
- Envio para transportadora com controle e rastreio do pedido.
Vale mencionar que os serviços são oferecidos tanto para pessoa física quanto jurídica de forma descomplicada e com base em procedimentos seguros e totalmente confiáveis.
Outros serviços como o last mile, ou seja, quando a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final também são oferecidos. Além de endereço fiscal e fulfillment, quando um conjunto de operações e atividades são implementadas desde o recebimento do pedido até a entrega do produto.
Para apoiar a Guarde Mais existe uma rede de colaboradores em diversas regiões do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Goiás, entre outros, que unem esforços e expertises para garantir a satisfação dos clientes.