Como readaptar a alimentação dos idosos para prevenir problemas de saúde

O avanço da idade modifica o funcionamento do corpo, tanto que idosos normalmente sofrem uma mudança no metabolismo de nutrientes, além de terem o paladar e olfato alterados, levando à ingestão reduzida de alimentos importantes.

O grande problema disso é que o organismo passa a não receber nutrientes essenciais para seu funcionamento, o que pode levar a problemas de saúde.

Repensar e readaptar a alimentação dos idosos são as melhores maneiras para evitar a desnutrição e o desenvolvimento de doenças. Aqui, damos dicas de como fazer isso. Acompanhe!

Como deve ser a dieta do idoso

Cada idoso tem uma necessidade nutricional específica, portanto, o recomendado é consultar um profissional especializado para avaliar o paciente e indicar alimentos pontuais para suprir essa demanda.

Mas, de modo geral a dieta para idosos deve ser pobre em caloria (já que o metabolismo desacelera na terceira idade) e rica em nutrientes como minerais e vitaminas.

Portanto, uma forma altamente eficaz de readaptar a alimentação e garantir a saúde idoso é focar mais nos alimentos naturais, que têm maior quantidade de nutrientes.

Quais alimentos são ideais?

Existem alimentos específicos que são altamente recomendados na alimentação para idosos porque ajudam a fornecer nutrientes ao organismo, fortalecendo-o e minimizando o risco de contrair doenças. Entre esses alimentos, destaque para:

Peixe

Os peixes, como a sardinha e salmão, possuem elevadas concentrações de ômega 3, que tem como principal função a proteção do cérebro e coração, ajudando a prevenir doenças como o Alzheimer e cardíacas.

Alimento verde-escuro

Entre os principais exemplos de alimento verde-escuro estão a couve e o brócolis, que são aliados porque têm grande quantidade de cálcio, mineral que assegura a saúde dos ossos e reduz o risco de osteoporose.

Oleaginosa

A oleaginosa (castanhas em geral) faz a diferença na alimentação para idosos, porque fornece zinco ao organismo, que fortalece o sistema imunológico e minimiza o risco de contração de doenças, principalmente as simples, como o resfriado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *