Como saber se estou com a imunidade baixa?
A imunidade é um conjunto de mecanismos do organismo humano capaz de defendê-lo de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. O grande problema é que esse sistema imunológico nem sempre é estável, podendo apresentar quedas.
Quando a baixa imunidade ocorre, o organismo se torna suscetível a doenças, sobretudo as causadas por micro-organismos. Por isso, é essencial saber quando o sistema imunológico está fragilizado, para reforçá-lo e evitar enfermidades.
Mas, como saber se a imunidade está baixa? A seguir, listamos os sinais que o organismo dá que indicam isso, além de dicas sobre como aumentar a imunidade. Acompanhe!
Sinais de imunidade baixa
Quando o sistema imunológico está fragilizado, ele passa por mudanças, ainda que sutis, que indicam esse problema. Abaixo, listamos as mais frequentes e que podem servir de alerta:
Aftas
Um dos primeiros sinais (e o mais típico e frequente) de imunidade baixa é o surgimento de aftas na boca e/ou língua. Trata-se de pequenas lesões com bordas avermelhadas e membrana branca ou amarelada. São doloridas e somem em cerca de uma semana.
Problemas intestinais
Problemas como diarreia e constipação são comuns quando a imunidade está baixa. Mas somente quando acontecem de forma frequente, por cerca de duas semanas. Episódios esporádicos não estão associados à baixa imunidade.
Cansaço e fraqueza
Quadros contínuos de cansaço e fraqueza também são sinônimos de imunidade baixa, principalmente quando a fadiga persiste mesmo depois de descansar ou dormir um período considerado ideal.
Constante adoecimento
Quem está com a imunidade fragilizada adoece mais vezes durante o mês ou ano, porque essa pessoa está mais suscetível a agentes patogênicos. Entre as enfermidades mais recorrentes estão a estomatite, amidalite, artrose e episódios de candidíase.
Feridas na pele
A pele é a primeira barreira que agentes patogênicos enfrentam ao tentar entrar no corpo. Se a imunidade estiver prejudicada, essa barreira não será tão eficiente e apresentará pequenos problemas, como feridas.
Queda de cabelo
O organismo pode ter reações específicas a um sistema imunológico comprometido. Uma delas é o ataque aos folículos pilosos, provocando a queda de cabelo, que pode ser temporária (na maioria dos casos) ou definitiva.
Como aumentar a imunidade
Identificou um ou mais desses sinais e quer saber como aumentar a imunidade? Curiosamente, há medidas fáceis de serem adotadas e que entregam excelentes resultados, como as indicadas a seguir:
Descanse melhor
O descanso é essencial porque durante esse período o organismo produz células de defesa do sistema imunológico. Portanto, procure descansar melhor, o que envolve dormir entre 6 a 8 horas por noite.
Fuja do estresse
O estresse faz com que o organismo produza substâncias capazes de baixar a imunidade naturalmente. Por isso, recomenda-se evitá-lo ao máximo, o que pode ser feito com a prática de ioga, meditação, atividades de lazer, entre outras.
Alimente-se bem
O organismo, inclusive o sistema imunológico, precisa de nutrientes para ficar fortalecido. Logo, é essencial se alimentar melhor, priorizando itens com vitaminas, minerais e fibras.
Caso não consiga realizar regularmente refeições ricas em nutrientes, uma dica eficaz de como melhorar a imunidade é investir na suplementação alimentar e em produtos específicos para reforçá-la.