Correios não poderão cobrar mais de 8% em serviço

Os Correios tinham decidido no mês de maio que passariam a cobrar juros abusivos que ultrapassavam os 8% para as encomendas que fossem feitas via internet. No entanto, no mesmo mês a empresa votou atrás por conta de uma medida da Associação brasileira de Comércio Eletrônico.

A instituição alegou que, em algumas regiões do Brasil, o serviço de Sedex PAC tinham índices de cobrança superiores a 50%. Se você já passou por esse problema bem sabe que é normal que as encomendas atrasem e de nada adianta fazer o rastreamento usando o serviço http://www.rastreamentocorreios.inf.br/

Quando ficou taxado o juro agora?

O juis federal deferiu uma liminar que proibiu a empresa brasileira de correios e telégrafos de conseguir reajustar valores acima de 8% para qualquer tipo de serviço ou comércio eletrônico tanto para dentro como para fora do brasil.

A decisão foi favorável aos protestantes da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que acredita que a medida tenha sido uma tentativa de aprovação de margens abusivas de lucros.

A partir de agora, por tanto, o reajuste noticiado não está mais em vigor. O aumento registrado foi menor em áreas em que o Correio tinha domínio sobre a região – afinal, já há pessoas comentando sobre como a empresa está perdendo o espaço e privilégio que tem devido a ação de outras transportadoras cada vez mais forte em vários pontos do território nacional.

O custo extra, agora, é de R$ 20,00 decorrente do formato de objetos que estejam de facilidade (não tenham restrições de entrega, como objetos frágeis, por exemplo). A cobrança de R$ 3,00 para o envio de encomendas para áreas de risco também está a ser comentada. Afinal, a pessoa paga o valor do frete na encomenda que faz, sem que o mesmo seja destinado até a sua casa conforme foi acreditado no momento da compra.

Para mais informações o melhor é sempre consultar o código de defesa do consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *