Portão de gradil vale a pena?

O portão de gradil é um dos modelos mais versáteis de portão, ele pode ser usado em diversas situações. Mas, antes de falar se vale ou não a pena, é importante que você saiba mais sobre esse modelo de portão.

Primeiramente, o que é gradil? É uma grade de proteção bastante usada para cercar e proteger espaços públicos e privados. Ela é feita de fios de aço galvanizado, de várias medidas diferentes e passa por alguns processos para aumentar sua durabilidade e segurança.

A imagem mostra um exemplo do uso do portão de Gradil.

Processo de galvanização do aço

O aço por si só não dura muito no ambiente, ele entra rapidamente em processo de oxidação. Por isso, todos os produtos feitos de aço recebem a galvanização, que é um banho de zinco. A galvanização é a interação metalúrgica entre o zinco e o aço, que forma uma camada de proteção, que impede a interação do aço com o ambiente. Isso evita a oxidação e faz com que o aço dure muito mais. Os principais benefícios dos processos são, maior resistência, maior durabilidade e aumento da vida útil do produto.

 

Acabamento usados no gradil

Outro ponto em que a tela gradil é mais vantajosa é o acabamento! Basicamente, existem dois tipos, o acabamento com pintura PVC e a eletrostática.  Na pintura eletrostática, a tinta e a peça que irá receber a pintura, recebem uma carga oposta de energia, é o princípio da atração e repulsão das cargas elétricas. Para isso, é usada a tinta em pó epóxi, que recebe a carga positiva e a peça em aço a carga negativa, assim a tinta se fica na peça. Isso torna o acabamento muito melhor e a tinta fica mais flexível, evitando a quebra.

Já o acabamento em PVC ou policloreto de vinila, aumenta a proteção do gradil metálico, já que cria mais uma camada protetora no aço, aumentando sua durabilidade. Ambos tornam o gradil mais resistente e esteticamente mais agradável, o que permite o uso do portão de gradil nos mais diversos ambientes. As cores disponíveis em ambos os processos de acabamentos, também ajudam a camuflar o cercamento, tornando o ambiente mais agradável.

 

Eletrofusão para o gradil

Por fim, temos o processo de eletrofusão, que une os fios de aço. Diferente da solda tradicional que une os fios por um ponto de solta, na eletrofusão os fios de aço são empurrados um contra o outro. Isso cria uma pressão de solda e faz com que ambos os fios se unam, aumentando a resistência do ponto de união. Todas essas etapas na produção, torna o portão em gradil eletrofundido, um dos melhores produtos quando falamos em custo-benefício.

 

Tipos de portão em que o gradil pode ser aplicado

Agora que já falamos como o gradil é uma boa opção, vamos falar sobre os tipos de portões que permitem a instalação do gradil.

  • Portão de correr em gradil ou portão deslizante: esse portão tem sua abertura lateral, ele corre em cima dos trilhos. Para sua utilização é preciso ter bastante espaço livre, é bom para áreas com muro. O gradil com portão de correr pode ser confeccionado em vários tamanhos diferentes e seu uso é muito comum em áreas industriais, comerciais, rurais e residenciais. É muito prático, exige pouca manutenção e pode ser automatizado.
  • Portão pivotante de gradil: sua abertura é semelhante a uma porta, geralmente é lateral e possui duas folhas que abrem em sentidos opostos. Ele não ocupa muito espaço, mas quando aberto pode atrapalhar a circulação de pedestres, já que ocupa o espaço da calçada. Por isso, é o modelo ideal para áreas residenciais que tem baixa circulação de pessoas. Outro ponto, é que a automação desse modelo de portão em gradil se torna mais elevado, já que precisa de dois motores para acionar a abertura e o fechamento.
  • Portão tipo gradil basculante: esse é muito comum em residência e garagem de apartamentos, já que não ocupa espaço. Algumas pessoas também conhecem esse modelo por portão flutuante, já que no seu acionamento ele fica suspenso horizontalmente. Para a segurança dos moradores, o ideal é que esse modelo passe por manutenções frequentes, para evitar acidentes. Aliás, a tela gradil torna esse modelo de portão mais leve, exigindo menos do motor da automação, aumentando a durabilidade.

 

Vantagens do portão de gradil

O modelo de portão de abrir com gradil metálico proporciona diversos benefícios que valem o investimento. Primeiramente, podemos citar a durabilidade, já que ele passa por todos os processos que citamos inicialmente, ele acaba durando muito mais.

Aliás, por esse mesmo motivo, o portão de gradil acaba exigindo menos manutenção, já que não enferruja. A instalação é outra vantagem desse modelo, ela é simples e rápida! Já que o manuseio dos módulos de gradil não exige muita mão de obra, o que permite a instalação em um tempo muito menor.

Por fim, ainda podemos citar a estética, que é mais agradável que o alambrado, possibilitando o uso em ambientes mais requintados! Então, usar o gradil com portão, vale a pena? De uma maneira geral podemos dizer que sim! Mas, é claro, você tem que ver se o gradil de proteção é a melhor opção para o seu projeto! Portões de qualidade é na Dimatelas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *